sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pitágoras

" Pitágoras de Samos,  filósofo e matemático grego. É considerado um dos grandes matemáticos da Antiguidade."



Frases: 

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."

"Os afectos podem, às vezes, somar-se. Subtrair-se, nunca."

"Todas as coisas são números."

"Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio."

"A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo."

"Antes de fazer alguma coisa , pense , quando achar que já pode faze-la , pense novamente."





Quem foi Pitágoras?

Quem foi Pitágoras?

Pitágoras, um dos maiores filósofos da Europa antiga, era filho de um gravador, Mnesarco. Nasceu cerca de 580 anos a.c., em Samos, uma ilha do mar Egeu, ou, segundo alguns, em Sidon, na Fenícia. Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, a não ser que conquistou prémios nos Jogos Olímpicos.
Chegando à idade adulta e não se sentindo satisfeito com os conhecimentos adquiridos em sua terra, deixou a ilha onde vivia e passou muitos anos a viajar, visitando a maioria dos grandes centros da sabedoria. A história conta a sua peregrinação em busca de conhecimentos, que se estenderam ao Egipto, Indostão, Pérsia, Creta e Palestina, e como adquiriu em cada país novas informações, conseguiu familiarizar-se com a Sabedoria Esotérica, assim como os conhecimentos exotéricos neles disponíveis.
Voltou, com a mente repleta de conhecimentos e a capacidade de julgamento amadurecida, à sua terra, onde tencionava abrir uma escola para divulgar os seus conhecimentos, o que, porém, se mostrou impraticável, devido à oposição do turbulento tirano Policrates, que governava a ilha. Em vista do fracasso de uma tentativa migrou para Crotona, importante cidade da Magna Grécia, que era uma colónia fundada pelos dórios na costa meridional da Itália.
Foi ali que o famoso filósofo fundou a Escola ou Sociedade de Estudiosos, que se tornou conhecida em todo o mundo civilizado como o centro de erudição na Europa; foi ali que, secretamente, Pitágoras ensinou a sabedoria oculta que havia coligido dos ginosofistas e brâmanes da Índia, dos hierofantes do Egipto, do Oráculo de Delfos, da Caverna de Ida e da Cabala dos rabinos hebreus e magos caldeus.
Durante cerca de quarenta anos ele leccionou para os seus discípulos e exibiu os seus maravilhosos poderes; mas foi posto um fim à sua instituição, e ele próprio foi forçado a fugir da cidade, devido a uma conspiração e rebelião surgidas em decorrência de uma disputa entre o povo de Crotona e os habitantes de Síbaris; ele conseguiu chegar em Metaponto, onde, segundo a tradição morreu mais ou menos em 500 a.c.. 

A Escola de Pitágoras
A Escola de Pitágoras tinha várias características peculiares. Cada membro era obrigado a passar um período de cinco anos de contemplação, guardando perfeito silêncio; os membros tinham tudo em comum e abstinham-se de alimentos de origem animal; acreditavam na doutrina da metempsicose, e tinham uma fé ardente e absoluta no seu mestre e fundador da Escola.
O elemento da fé entrava a tal ponto na sua aprendizagem, que "autos efa" - ele disse - constituía uma destacada feição da Escola; por isso, a sua afirmação "Um amigo meu é o meu outro eu" tornou-se um provérbio naquele tempo. O ensino era em grande parte secreto, sendo atribuídos a cada classe e grau de instrução certos estudos e ensinamentos; somente o mérito e a capacidade permitiam a passagem para uma classe superior e para o conhecimento de mistérios mais recônditos.
A ninguém era permitido registar por escrito qualquer princípio ou doutrina secreta, e, pelo que se sabe, nenhum discípulo jamais violou a regra até depois da morte de Pitágoras e da dispersão da Escola. Depende-se, assim, inteiramente, dos fragmentos de informações fornecidas pelos seus sucessores, e pelos seus críticos ou críticos dos seus sucessores.
Uma considerável incerteza é, portanto, inseparável de qualquer consideração das doutrinas reais do próprio Pitágoras, mas pisa-se um terreno mais firme quando se investigam as opiniões dos seus seguidores.
Sabe-se que as suas instruções aos seguidores eram formuladas em duas grandes divisões: a ciência dos números e a teoria da grandeza. A primeira dessas divisões incluía dois ramos: a aritmética e a harmonia musical; a segunda era subdividida também em dois ramos, conforme se tratava da grandeza em repouso - a geometria, ou da grandeza em movimento - a astronomia. As mais notáveis peculiaridades das suas doutrinas estavam relacionadas com as concepções matemáticas, as ideias numéricas e simbolizações sobre as quais se apoiava a sua filosofia.
Os princípios que governam os Números eram, supunha-se os princípios de todas as Existências Reais; e, como os Números são os componentes primários das Grandezas Matemáticas e, ao mesmo tempo, apresentaram muitas analogias com várias realidades, deduzia-se que os elementos dos Números eram os elementos das Realidades.
Acredita-se que os europeus devem ao próprio Pitágoras os primeiros ensinamentos sobre as propriedades dos Números, dos princípios da música e da física; há provas, porém de que ele visitou a Ásia Central, e ali adquiriu as ideias matemáticas que formam a base da sua doutrina. A maneira de pensar introduzida por Pitágoras e seguida pelo seu sucessor Jamblico e outros, tornou-se conhecida mais tarde pelos títulos de Escola Italiana ou Escola Dórica.
História e lenda do Teorema de Pitágoras

Os geómetras gregos elevaram a um altíssimo grau de perfeição, técnica e lógica, o estudo das proporções entre grandezas, em particular o confronto entre figuras semelhantes. Eles basearam-se em tal estudo o cálculo não só de comprimentos incógnitos, mas também das áreas de muitas figuras planas limitadas por rectas, ou de volumes de sólidos limitados por planos.
Para confrontar as áreas das duas figuras planas semelhantes ( isto é, da mesma forma) é preciso confrontar não os lados correspondentes, mas os quadrados dos lados correspondentes. No entanto, alguns matemáticos estão de acordo com os estudiosos que pensam que os gregos fizeram o cálculo das áreas, num primeiro momento, por uma via mais simples e natural do que aquela que se baseia no confronto de figuras semelhantes e, em geral, sobre as proporções.
Um exemplo famoso, é o de Pitágoras e do seu teorema:« Num triângulo rectângulo, a área do quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os dois catetos. A lenda diz que Pitágoras compreendeu tão bem a importância da sua demonstração, que ordenou uma hecatombe, isto é, o sacrifício de cem bois aos deuses, em sinal de agradecimento e de alegria.
Naturalmente, sobre a descoberta de Pitágoras não temos jornais, nem livros, nem revistas da época, porque naquela época não havia nem jornais, nem livros, nem revistas. Temos só lendas, ou melhor, histórias de escritores que viveram séculos e séculos depois. Todavia, muitas razões nos induzem a acreditar na «história de Pitágoras». Talvez não se tenha chamado Pitágoras, talvez não tenha morto cem bois, mas um só, ou talvez não tenha sacrificado nem sequer um cordeirinho: tudo isto pode ser só lenda.
Mas que um estudioso da Grande Grécia ( com esta expressão incluíam-se a Itália Meridional e a Sicília), que viveu seiscentos anos a.c., tenha mostrado com um raciocínio geral a relação, a que chamamos Teorema de Pitágoras, entre os quadrados dos catetos e o da hipotenusa, para cada possível triângulo rectângulo, acreditamos que seja verdade.
Sabemos, para além disso, que no tempo de Pitágoras, nas ilhas gregas e na Grande Grécia, a geometria de recolha de regras práticas e de observações separadas, como aquela que recordamos agora, se transforma em ciência racional, isto é em raciocínios gerais sobre as figuras em geral. Portanto Pitágoras - hecatombe ou não hecatombe - demonstrou verdadeiramente, cerca de seiscentos anos a.c., que «a soma dos quadrados dos dois catetos, num triângulo rectângulo, é sempre igual, ou melhor, equivalente, ao quadrado da hipotenusa».
 

( Retirado do site http://www.prof2000.pt/users/paulap/pitagoras.html .Site produzido por Paula Pires )

Situações - Problema


01- Marisa quer presentear seus 5 netinhos ( André, Daniel, João Paulo, Tereza e Beatriz) na Páscoa. Ela possui R$100,00. Marisa foi até a loja e encontrou as seguintes marcas de ovos de chocolate e seus respectivos preços:
Sabendo que mais de uma criança poderá ganhar o mesmo ovo de chocolate, responda:
          a) Se a avó presenteasse cada netinho com apenas um ovo de    Páscoa.Como você ajudaria Marisa? Quais chocolates você compraria?
b) Se André fizesse questão de ganhar 1 ovo da Hanna Montana e Beatriz de ganhar 1 ovo do Batman. Nesse caso, como você ajudaria Marisa a comprar com 100 reais, chocolates para seus 5 netinhos? Qual seria o total da compra?
Sugestão de resposta:
1 ovo da Hanna Montana R$ 21,83
1  ovo do Batman             R$ 24,52
2 ovos da Pucca               R$17,60
1 ovo da Super poderosas  R$18,00
Total da compra: R$99,55
c) Se André, Tereza e Beatriz quisessem ganhar o ovo do Cruzeiro e Daniel, João e Paulo quisessem ganhar o ovo do Atlético. Daria para fazer essa compra com 100 reais? Por que?
5 X R$21,79 = R$108,95 . Não daria para fazer essa compra, porque o valor total da compra passou de 100 reais. Marisa ficaria devendo 8 reais e 95 centavos.

02- A partir de agora você terá a função de um pesquisador. Pergunte para 10 colegas, qual tipo de música que eles mais gostam de ouvir, dentre as opções abaixo. Coloque as respostas no quadro a seguir e depois você deve colorir os quadrados do gráfico, de acordo com os resultados que você pesquisou.
                                                     



A partir da observação dos resultados encontrados no quadro acima, responda:
a) Quantos alunos gostam de axé? E pop rock?
b) Quantos alunos ao todo gostam de ouvir hip hop, pagode e funk?
c) Qual estilo de música que a maior parte dos colegas gostam de escutar? Quantas crianças fizeram essa escolha?
d) Qual o tipo de música que a menor parte dos colegas gostam de ouvir? Quantas crianças fizeram essa escolha?
e) Quantos alunos não gostam de ouvir nenhum desses tipos de música apresentadas?
f) Qual o total de crianças que gostam de ouvir esses estilos de música?
g) E você? Qual estilo de música mais gosta?


03- Fernanda estava com uma gripe muito forte. Então, a menina foi consultar com seu médico. Ele receitou alguns remédios para sua recuperação. Disse que ela precisaria tomar um comprimido de 12 em 12 horas ao dia durante 14 dias. A partir desses dados, responda:

a)     Fernanda deverá tomar quantos comprimidos no período de 14 dias? 28 comprimidos
b)   14 dias equivale a quantas semanas? 2 semanas
c)    1 dia equivale a quantas horas? 24 horas
d) Se a garota começar a tomar o comprimido na segunda feira, quando será o último dia para ingestão do remédio? Será no domingo.

MEMORIAL



A matemática em minha trajetória escolar


Nesse memorial irei tratar de um assunto que tem por objetivo relembrar a Matemática em minha trajetória escolar, especificamente do professor ou (e) professora (s) mais marcantes em todo o processo de aprendizagem, desde o primeiro educador até o último. Nele irá conter tudo aquilo que eu considerei importante e significativo, os acertos, as vitórias, os avanços, as falhas, momentos difíceis, as dúvidas, etc. Nele contarei o que de fato senti, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.


Falar de um professor apenas seria algo limitado demais para mim, pois na verdade, foram 3 professores que marcaram minha vida. Mas uma marcou mais, que será então a primeira que irei citar e nesse memorial terá maior relevância.


Essa professora, conheci quando tinha por volta dos 13 ou 14 anos, no colégio Tiradentes, onde estudei desde a quanta série, onde permaneci até o terceiro ano do ensino médio.Não me lembro bem se foi minha professora de sétima ou oitava série, mas lembro bem do rosto dela e seu jeito de ser. Era educada, falava baixo e pausadamente, era o exemplo de professora, pois mesmo sendo calma, conseguia o respeito da turma e o silêncio na sala. Essa professora explicava muito bem cada matéria nova que passava, isso , acredito eu, contribuía ainda mais para meu aprendizado.


Um fato marcante que nunca me esqueci, referente à essa professora, foi um momento de prova. Como de costume, eu estava resolvendo a expressão 'matemática com muita rapidez e sempre que eu fazia isso, eu cometia erros muito pequenos, mas que em casos de ciências exatas fazem toda a diferença. Um número apenas quando esquecido, pode mudar o resultado final e era exatamente isso que ia acontecer naquele momento.


E foi aí, em um momento onde eu cometia mais um erro de atenção. Eu estava fazendo tudo certo, mas esqueci de um sinal apenas, e já ia errando toda a equação, isso não porque eu não sabia fazer mas por falta de atenção mesmo. Então, vendo isso, ela não se hesitou em me orientar e me mostrar meu erro. Ela parou atrás de mim e disse, você esqueceu desse sinal aqui, apague e comece de novo, agora com mais atenção.Eu recomecei, e realmente, o resultado foi diferente, e quando recebi a prova de volta, uma semana depois, ao ver a questão resolvida e certa, lembrei da dica, ou melhor, da ajuda da professora naquele momento. Aquilo me fez pensar muito. Na verdade, naquela época, eu me apeguei mais à aquela professora, por esse simples gesto (pois eu considero um gesto muito simples). Depois daquele dia, eu que já gostava dela, passei a gostar mais e a respeitar mais. Isso ficou marcado, por mais simples que pareça, nunca me esqueci, mas depois de tanto tempo que já se passou, hoje, nesse momento que estou vivendo de formação, achei interessante relembrar esse fato, pois tudo nessa vida que aprendemos de bom, devemos colocar em prática. E assim, esse é o bom exemplo de profissional que tenho pra mim. Uma professora que não se preocupa em avaliar para punir, ou para "pegar" os alunos, mas aquela que ajuda, mostra e avalia se aprendeu e não se a atenção falhou naquela hora, tendo em vista que o momento de avaliação é um momento de nervosismo e isso só tende a atrapalhar aquilo que de fato se pretende avaliar.


De um modo geral, essa professora que estou citando nesse memorial, era uma pessoa sobretudo, agradável. Ela se relacionava muito bem com os alunos, embora não fosse o tipo de professor "palhaço", aquele que ensina de forma engraçada, ela era mais o estilo de professora calma. Eu considero isso muito importante, a calma na hora de ensinar. A fala pausada, a paciência para tirar as dúvidas e a delicadeza ao lidar com os alunos são características que eu considero fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.


Ao meu ver, era a professora ideal, mas caso precisasse melhorar algo, no entanto eu acrescentaria mais humor, como já disse, não que ela fosse mal humorada, mas era mais o estilo séria, embora fosse também muito doce. Os pais não faziam reclamações, seja, não era aquele estilo de professora que grita na sala de aula, na verdade, nunca vi ela gritar.


Ao longo dos anos, tive outras professoras de matemática. Cada uma com sua característica e importância, mas não foram tão marcantes assim. Mais tarde, em um cursinho de pré vestibular, tive experiências também muito boas com professores de matamática, algumas não tão boas assim. Tive um professor que era extremamente engraçado. Ele fazia piadas, músicas e rimas que contribuíam para a memorização das fórmulas matemáticas. Me lembro de uma professora, também no pré vestibular que marcou positivamente a minha vida. Ela era assim como minha professora do colégio, calma, doce e atenciosa.


Agora falando da matemática em si, na minha vida, eu posso dizer que é a minha matéria preferida, embora esteja fazendo um curso de ciências humanas, sou apaixonada por ciências exatas. Calcular para mim é como uma terapia, um passatempo, não vejo a hora passar. Tem algumas matérias que considero muito difíceis e essas não me agradam tanto assim, que são os números complexos, as probabilidades e porcentagens. Já na parte trigonométrica, tenho uma grande afeição. Adoro também funções, logarítimos, progressões aritméticas e geométricas , atividades que envolvem conjuntos e matriz.


Pode parecer estranho o fato de eu estar fazendo um curso que não envolva quase nada de matérias exatas, mas isso fica claro quando digo que gosto também de ambiente e gosto muito de crianças. Por mais que goste de cálculo, de crianças e escola eu gosto mais. Quem sabe ser uma professora de Matemática? É um caso a se pensar!




Aluna da UEMG NFVC



Dama da matemática!


A dama da matemática é uma proposta de aula, voltada para os jogos, que trabalha o raciocínio, a estratégia, entre outras habilidades das crianças.
Uma vez já trabalhado em sala os cálculos básicos, o aluno irá jogar essa dama, efetuando as contas na medida que vai avançando de casa, assim como na dama normal. Para tanto, essa dama será do tipo "dama humana", onde as peças serão os próprios alunos.
Esse é um trabalho que poderá ser feito na sala de aula, pelos próprios alunos, sendo que é composto de material muito simples. 
Partindo da idéia da interdisciplinaridade, o aluno pode fazer também uma pequena reflexão sobre meio ambiente e material reaproveitável, podendo construir a dama a partir de lona e jornal.
Não se pede que as regras do jogo sejam mantidas assim como na dama já conhecida, sendo que os alunos podem criar suas próprias regras, desde que elas sejam pré-estabelecidas, antes é claro do jogo começar.
Essa é uma forma bem simples e divertida de aprender matemática, BRINCANDO! =)